Rosa André, a jovem que deu o parto na via pública e Fernanda Fernando, a agente que ajudou a dar o parto, explicam como tudo aconteceu

Ontem segunda feira (21), aconteceu algo que não é comum na sociedade angolana, uma jovem deu o parto em plena luz do dia, via pública de Luanda e com ajuda de uma agente da polícia nacional.

Os autores do da situação, a agente Fernanda Fernando e a senhora que deu a luz na via pública Rosa André acompanhada com o esposo Miguel, se fizeram presente hoje terça feira (22) no programa Viva Tarde emitido pelo Zap Viva para contar o historial do acontecimento admirável.


Segundo a gente Fernanda Fernando autora do parto, tudo aconteceu quando ela se encontrava de serviço num momento em que se inaugurava a ponte da via expresse.

A senhora que deu a luz em plena luz do dia, Rosa assim como é tratada, desceu do taxi com as compras com objectivo de pegar um outro taxi para ir em sua casa, mas sentou primeiro em um local e começou a passar mal.

Passava uma outra senhora que viu ela passar mal e pedi ajuda, eu e a senhora tentamos encontrar uma viatura para apoiar a senhora Rosa mas não conseguimos. Eu e a outra senhora íamos para estrada para que a população visse, se comovesse e apoiasse... Mas não deu tempo, porque foi muito rápido e cada passo que ela marcasse eram as contracções.

Decidimos levar para lhe meter a sentar e pedir auxílio da ambulância, mas não foi há tempo porque ela começou a gritar pelo surgimento da cabeça do bebe.

Distanciamos da população, assim que a bebé saiu peguei em duas fronhas das almofadas com qual ela (Rosa) andava, forrei ela (Bebé) e ía passando mais uma outra senhora com pano em que fiz o pedido que também usi para forrar... Em quanto isso o outro colega agente ía chamar ambulância.

A agente ainda acrescentou que, com base os requisitos usados (tesoura, lâmina, linha) para no parto, a senhora Rosa já estava prevenida com alguns carregando-os na pasta.

A senhora Rosa questionado pela apresentadora Estela durante a programação do Viva Tarde, a mesma disse que desta vez as contracções foram diferentes em relação as da gravidez anterior, motivo pela qual teve a dúvida de quando seria o parto e de que aquele era o momento.

Rosa agradeceu a Deus, afirmando a agente sendo uma bênção enviada.

Em relação o nome, a mesma diante de palavras emocionantes disse a bebé ter o nome de Fernanda. Assim nomeando a agente.

Durante a programação, o casal pais da bebé que ganhou o nome de Fernanda, recebeu bens materiais e alimentares por acto de solidariedade pela equipa do Viva Tarde.





Sem comentários