Trigo Limpo proporciona o primeiro Gqom feito por músicos angolanos

Gqom é um estilo de música eletrônica que emergiu uma década no século XXI em Durban, KwaZulu Natal, África do Sul e onde ganhou sua popularidade. O estilo apresenta batidas onduladas e de baixo produzidas com software como o FL Studio, e ganhou destaque em Londres. 

A palavra Gqom algumas vezes é expressa como qgom, igqom, gqomu ou suas variantes, deriva de uma combinação onomatopaica de consoantes de clique das línguas zulu e xhosa que representa um tambor de batida. 


É um estilo musical estrangeiro que felizmente é muito consumido pelos ouvintes angolanos e infelizmente ainda noutrora não apresentado por um artista nacional.

Com o tema Take It, o grupo musical angolano Trigo Limpo, com as participações dos donos do estilo artistas sul-africanos DJ Maphorisa, DJ Buckz e Busiswa, assim se tornam os primeiros artistas nacionais a proporcionarem  em Angola o estilo que é comum ouvir e nunca antes feito por artistas nacionais.

Recordar que por algumas vezes o estilo musical em referência ainda chega a ser interpretado pelos  ouvintes nacionais como um Afro House, o que acaba dificultando a máxima ligação com o estilo.