A importância da 1ª faixa promocional ou track list de um projecto musical

Será que um dia você já pensou  como deve ser tão importante trabalhar duro na primeira faixa (promocional ou track list) de um projecto musical? Se ainda não pensou, então é necessário que comeces a pensar e trabalhar duro nela.


Quando está se trabalhar num projecto musical, para os autores do projecto a primeira música é sempre a mais importante, a mais motivadora, a que nos faz seguir em frente e acreditar que de certeza teremos um projecto (álbum, mixtape ou EP) com qualidade.

Para os ouvintes, a primeira faixa é a garantia, a esperança de que com certeza vem um projecto ou faixas que vale a pena aguardar para consumir. 

No entanto, é essencial que durante o trabalho dela (da primeira faixa promocional ou da primeira faixa da track list) tu te entregues de corpo e alma para sim teres um producto que facilite a curiosidade do consumidor a consumir ou dar continuidade ao consumo.

Quando alguém baixa o teu producto sem nunca ter te ouvido, de certeza a primeira música a ouvir será a primeira da track list do teu projecto, caso a mesma não seja interessante em consequência perdes um ouvinte, isto porque ele tirará as conclusões sobre ti logo na primeira faixa e poderá não mais avançar a escuta. Então é necessário que a primeira faixa seja sempre a mais interessante do projecto para sim dar curiosidade ao consumidor a ouvir as músicas a seguir.

O mesmo acontece quando estamos em fase de trabalho de um projecto e queremos lançar a faixa promocional do mesmo. Quando lançamos a faixa promocional de um projeto o objectivo é mostrar do que está por vir para os ouvintes, o tipo de conteúdo e vibes. Então é  necessário que a faixa a lançar seja escolhida com muita calma para não matar a espera dos consumidores e não diminuir a expectativa dos mesmos.


POR: Rui Miosótis

Sem comentários